eSports VainGlory International Premier League

[VIPL2] Prévia das Finais: Ardent Alliance x Invincible Armada

Os alicerces do Halcyon Fold foram abalados e houve um sussurro audível pelo Twitter conforme a Ardent Alliance garantia a vitória sobre o campeão da temporada passada, GankStars Sirius. Agora, eles chegaram até as finais e irão enfrentar a Invincible Armada, a equipe que está fazendo jus ao nome e permanece invicta nesta temporada. Esta final de melhor de três é uma daquelas que a maioria de nós nunca poderia ter previsto, mas esperamos ansiosamente. Vamos dar uma olhada em como as equipes estão.

Invincible Armada [5-0]

A incontestável finalista, Invincible Armada, está ávida por uma segunda chance de ser campeã da VIPL – e demonstra isso. Por toda a temporada, seus oponentes têm sido pouco mais que uma distração conforme eles avançam para o objetivo final. Desde a adição do druid (laner) à equipe, eles estão pegando fogo, sem mostrar nenhum sinal de fraqueza.

Eles também são os reis da composição dupla de Poder Cristal, tendo jogado usando apenas builds de Cristal por toda a temporada. Enquanto que para mim (da região América do Norte e dentro do meta) Poder Cristal duplo parece uma afronta, eu tenho assistido outras equipes Coreanas e parece que é mais comum naquela região. Se a Invincible Armada vencer o campeonato, aposto que iremos ver uma adesão um pouco maior desta composição de duplo CP nas outras regiões.

Ardent Alliance [5-1]

Como novatos na VIPL, eles entraram no Grupo B (conhecido como “Grupo da Morte”) e saíram pelo outro lado invictos. Incluindo a partida deles contra os Hunters, equipe que ficou em segundo lugar na temporada passada. Eles então chegaram nas semifinais como a equipe mais fraca contra os favoritos e campeões da temporada anterior, GankStars. Três partidas contra os Gankstars, em cada uma delas aumentando a intensidade, terminando com uma dominação completa na partida final. No fim, eles provaram que merecem estar nas finais.

As escolhas das composições de heróis da Ardent saíram do extremo do não convencional Ardan/Adagio/SAW para o pouco convencional Glaive/Kestrel/Vox. Esta é uma equipe de inovadores e pensadores que tende a trazer algo levemente novo para cada partida, deixando seus oponentes às cegas sobre o que eles irão fazer em seguida e também deixando a seleção de heróis um tanto quanto desconfortável.

Considerações e previsões

Eu continuo acreditando que o druid (laner) é a verdadeira força da Invincible Armada, mas também a grande fraqueza dela. Se a equipe inimiga conseguir focá-lo em um dos embates e eliminá-lo, o restante da luta será favorável. Entretanto, já vi equipes tentarem e druid provou ser muito evasivo, além de ter um posicionamento perfeito. Ele simplesmente não pode ser pego.

Ardent Alliance provavelmente irá nos mostrar mais composições pouco convencionais e estratégias para manter a Invincible Armada alerta. O lado ruim é que houve algumas ocasiões em que as estratégias fora da meta provaram ser extremamente arriscadas, não apenas para a Ardent, mas para as outras equipes que tentaram algumas loucuras com composições tiradas de uma caixa <cof cof> Taka suporte <cof>.

Eu realmente acho que poderia ter uma boa noite de sono sabendo que uma dessas equipes irá levar a vitória para casa. Ambas trabalharam muito duro e de fato merecem vencer. Se eu tivesse que prever qual delas tem a vantagem, eu diria que é a Ardent, que eliminou os dois finalistas da temporada passada.

Desejo o melhor para ambas equipes. Deixem seus fãs orgulhosos!


As partidas pelo 3º lugar e as finais serão transmitidas no canal do Twitch OGN Global na madrugada do dia 09 para dia 10 de janeiro às 2h da manhã no horário de Brasília. Se você não puder assistir às transmissões ao vivo, poderá vê-las na página de transmissões passadas da OGN. Divirta-se!